Ushuaia e El Calafate são duas das cidades mais famosas da Patagônia Argentina. Uma das perguntas que mais surge é quantos dias se deve ficar em cada uma dessas cidades, otimizando o tempo e sem perder nenhuma das atrações principais.
Abaixo separamos algumas dicas que você precisa saber para planejar sua viagem para Patagônia com mais tranquilidade e sem perder os melhores atrativos. Vamos lá? 🙂
QUANTOS DIAS
A Patagônia Argentina tem entretenimento para toda a família e para vários dias, mas o recomendado é ficar 8 noites nestas belas cidades, divididas da seguinte forma: 4 noites em El Calafate e 4 noites em Ushuaia, tempo suficiente para desfrutar dos principais passeios de ambas as cidades.
COMO CHEGAR
Não há voos diretos para Ushuaia ou El Calafate do Brasil. Saindo de São Paulo ou outras capitais, sua escala será Buenos Aires. A locomoção entre as cidades de Ushuaia e El Calafate também é feita por via aérea, o que otimiza o tempo da viagem.
O CLIMA
Assim como o Brasil, a Argentina fica no hemisfério sul, portanto, quando é inverno aqui, é inverno lá, só que bem mais frio! A região possui estações bem definidas, e em cada estação, a Patagônia fica com paisagens e cenários totalmente diferentes. Por isso, a cidade pode e deve ser visitada em todas as épocas do ano, cada estação tem sua beleza e sempre surpreende!
O verão tem temperatura máxima de 20°C e mínima de 5°C, mas venta muito, o que diminui a sensação térmica, especialmente em dias nublados e na cidade mais ao sul (Ushuaia).
O QUE FAZER EM USHUAIA NO VERÃO
No verão com 4 dias em Ushuaia você pode:
Visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego, e desfrutar da beleza do lugar que respira natureza selvagem e muito verde! Além disso, esse passeio pode ser feito junto ao Trem do Fim do Mundo, para aprender um pouco mais sobre a história de Ushuaia.
Navegar pelo Canal de Beagle e conhecer algumas das ilhas que abrigam lobos marinhos, aves e os famosos pinguins. No verão ainda é possível realizar a caminhada com pinguins na Ilha Martillo e conhecê-los de pertinho.
Realizar o passeio de 4×4 pelos Lagos Escondido e Fagnano. Nele vamos conhecer diversas paisagens incríveis de Ushuaia, faremos uma caminhada pelo lago e ainda é servido um saboroso almoço com direito ao assado típico patagônico.
O QUE FAZER EM EL CALAFATE NO VERÃO
No verão com 4 dias em El Calafate você pode:
Visitar a geleira mais famosa do Parque Nacional Los Glaciares, o Glaciar Perito Moreno. Você pode conhecê-la andando pelas passarelas do parque, desbravando cada cantinho desse paraíso. Porém, se você quer ver o Perito Moreno mais de perto, existe a navegação Safari Náutico, que te coloca cara a cara com a parede de gelo!
Existem outras navegações super legais para você realizar no Parque Nacional Los Glaciares, como o Todos os Glaciares que nos leva até os glaciares Upsala e Spegazzini e a navegação Glaciares Gourmet, que faz o combo desses três glaciares. Incrível né?
Para completar, você precisa fazer o passeio Nativo Experience, onde vamos aprender sobre as histórias das primeiras expedições e dos homens que se aventuraram no desconhecido, os nativos de El Calafate. Esse passeio inclui uma janta na caverna, que foi morada dos primeiros habitantes da cidade, e que levam marcas rupestres desses nativos.
O QUE LEVAR NA MALA
Leve roupas em camadas, segunda pele, casaco corta vento impermeável e calças quentes, pois o clima muda a todo instante.
Botas ou calçados para caminhada que não sejam de tecido. Abuse de acessórios como toucas, cachecóis e luvas, e não esqueça do filtro solar e hidratante labial. Independentemente da época da viagem, esteja preparado para sentir frio!
Acredito que depois dessas dicas, consegui te ajudar a se planejar para a sua viagem a El Calafate e Ushuaia no verão. Vamos programar essa viagem juntos? A Patagônia te espera ansiosamente!