Península Valdés

Santuário animal com mais de 1500 espécies, localizado na Patagônia Argentina

A REGIÃO

A Península Valdés, é uma região da Patagônia Argentina muito procurada por quem busca um contato maior com a natureza, e em especial com os animais. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999, a Península Valdés é um santuário animal com mais de 1500 espécies de animais, entre pinguins, gaivotas, leões marinhos, flamingos, guanacos, golfinhos, lebres patagônicas e baleias.

DESTINOS

Ela fica localizada na Costa Atlântica da Argentina, na província de Chubut, e possui seis reservas naturais, sendo considerada um dos principais destinos de observação de baleias do planeta, especialmente em Puerto Piramides e na cidade de Puerto Madryn. Para conhecer a região é necessário ficar hospedado na cidade de Puerto Madryn ou Trelew e ir de micro-ônibus até as demais regiões. Durante setembro a dezembro é possível ver praticamente toda a fauna da região, além de elefantes-marinhos, focas e orcas, tornando a viagem uma verdadeira expedição a la National Geographic.

BALEIAS

Desde Puerto Piramides se faz a navegação para avistar as baleias em seu habitat natural. Estes animais podem ter até 13 metros de comprimento e são muito amigáveis. Elas chegam muito próximo aos barcos, tornando o passeio uma experiência inesquecível. Através de muitos estudos de foto identificação, foi feito um registro com mais de 3800 baleia-franca, que escolheram a Península para reprodução de diversas gerações.

PASSEIOS

Próximo à Península Valdés, encontramos Punta Tombo, que é considerada a maior colônia reprodutiva de pinguins da Argentina. São mais de 400 mil casais de Pinguins de Magalhães. O passeio é feito a pé pelo balneário, com trilhas bem sinalizadas e quase 3 km de passarelas, localizadas de frente para o mar que servem como mirantes. Um passeio ideal para crianças.

GOLFINHOS

Puerto Rawson, é um porto de pesca que realiza a navegação para avistar os golfinhos. E não são iguais aos que vimos no Brasil. São "toninas", uma espécie de golfinho típica dessa região, com o peito e a barriga branca.

UM VERDADEIRO SANTUÁRIO

Caleta Valdés, constituída por um acidente geográfico, é um pedaço de terra separado do mar por uma fina camada de areia. Com as águas calmas é o lugar ideal para avistar, além de pinguins, os gigantes elefantes-marinhos. Em qualquer data que se vá visitar a Península Valdés, sempre haverá muitos animais esperando por você. As aves, lobos e elefantes-marinhos escolheram este santuário para viver. Poucos lugares no mundo apresentam tal qualidade.

Perguntas Frequentes

O que fazer na cidade de El Calafate?

El Calafate é conhecida como a Terra dos Glaciares, e é muito procurada por turistas ao redor do mundo. A variedade de passeios de ecoturismo e aventura são grandes, mas a principal atração da cidade, é visitar as geleiras no Parque Nacional los Glaciares, sendo o mais famoso, o Glaciar Perito Moreno.

Onde fica a Patagônia?

A Patagônia fica localizada entre a Argentina e o Chile e ocupa cerca de ⅓ destes países. A região se inicia nos Lagos Andinos e vai até o Cabo Horn, onde fica o arquipélago da Terra do Fogo. Podemos citar algumas das cidades mais conhecidas da Patagônia: Puerto Natales, Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Puerto Madryn e Punta Arenas.

Por que Ushuaia é conhecida como a cidade do Fim do Mundo?

Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo. É bem conhecida como a cidade mais austral do mundo ou a cidade do Fim do Mundo.  Isso se dá porque Ushuaia é a cidade que fica mais ao sul do mundo e mais próxima à Antártida. Observando o mapa, é possível avistá-la no fim da representação geográfica.

Quando neva na Patagônia?

Podemos considerar a temporada de inverno na Patagônia, os meses de junho até setembro, onde haverá certeza da presença da neve e quantidade suficiente para a prática de esportes invernais.  As temperaturas se mantêm entre os -2ºC e 5ºC, e as estações de ski e snowboard, assim como centros invernais, estarão abertos.

Quantos dias ficar em Ushuaia e El Calafate?

Recomendamos ficar cerca de 7 dias, sendo 3 noites em Ushuaia e 3 noites em El Calafate. Assim, podemos aproveitar as paisagens e passeios que as duas cidades oferecem. 

Tem outras dúvidas?

ENTRE EM CONTATO

PASSEIOS

Fale com um especialista

Porto Alegre: (51) 2797 0434
Florianópolis: (48) 3380 9429
São Paulo: (11) 4063 3940
Rio de Janeiro: (21) 4063 5153
Curitiba: (41) 4063 9644